ASSUNTO DISCUTIDO EM DOIS FÓRUNS SIMULTÂNEOS:
Vamos abrir aqui um novo assunto multidimensional.
PONTO DE VISTA CRISTÃO
Uma das cartas bíblicas de Paulo dizem que o maldizer tem o mesmo grau de gravidade da avareza e adultério.
PONTO DE VISTA JURÍDICO NO DIREITO BRASILEIRO
Existem limites à liberdade de expressão nos crimes de injúria, calúnia e difamação. E alguns desses institutos permitem a exceção da verdade, ou seja, às vezes é permitido maldizer se tiver prova da prova, mas às vezes não é permitido, geralmente na injúria (ex. chamar algum de burro e querer provar que é mesmo. Isso geralmente só ofende a vítima sem utilidade nenhuma).
PONTO DE VISTA DEMOCRÁTICO
Colocar um ponto de vista sobre alguma pessoa ou instituição é forma necessária de debate público e político. Que deve ser bem conduzido dentro de limites coerentes.
PONTO DE VISTA DE EQUILÍBRIO MULTIDIMENSIONAL
Na visão do novo mundo (www.NovaMondo.org), parece que uma inspiração de civilizações mais evoluídas apontam que uma dimensão social de vítimas precisa ter o direito de se manifestar ou de demandar contra a dimensão que lhes aflige. Pode haver uma demanda judicial quando há lei expressa, mas em muitos países a legislação não tutela certos desiquilíbrios, que precisam ser corrigidos de outras formas. Daí seria necessário primeiro que uma dimensão se manifestasse de maneira privada contra o seu opressor. Caso não haja solução a demanda precisa se tornar pública para que o opressor tome uma posição pública.
PRÓXIMOS PASSOS
Precisamos detalhar, criar manuais do que podemos ou não podemos dizer para não praticarmos atos ilícitos, ilegais, desapropriados ou destrutivos. Demonstrar como se manifestar de maneira construtiva.
E criarmos manuais de como haver comunicação entre essas dimensões, seja por hashtags pela tecnologia já existente, seja por novas formas de comunicação digitais e/ou em redes sociais.
MANIFESTE-SE ABAIXO NESTE FÓRUM E COLABORE.
Se quiser se manifestar de forma privada, você pode enviar de maneira privada, pedindo acesso a uma sala privada de nossos fóruns ou por codinomes por novas contas que não demonstrem a sua identidade pública. Em último caso, envie uma mensagem anônima, que poderá ser ou não publicada.